Notícias

Ações de combate ao COVID-19

Previous Next

Parceria entre Prefeitura e Yamana gera 2,2 milhões em EPI’s e Equipamentos para a saúde

Na manhã desta terça-feira (26), representantes da Jacobina Mineração e Comércio, empresa do grupo Yamana Gold no Brasil, estiveram na Prefeitura de Jacobina reafirmando mais uma vez a parceria entre as partes, com a finalidade de envidar investimentos no combate à COVID 19.

“Recentemente em entrevista ao Jornal Correio da Bahia fiz questão de falar da importância da parceria com o poder público, e aqui em Jacobina podemos contar com a seriedade do Prefeito Luciano, com sua boa vontade em querer ver o bem da comunidade e daqueles que empreendem no município”, ressaltou Sandro Magalhães, vice-presidente da Yamana no Brasil.

Durante o encontro, a mineradora anunciou ainda que estará doando 04 ventiladores respiratórios para o município, o que representa um investimento de cerca de 560 mil reais.

“Ao todo estaremos investindo dois milhões duzentos e cinquenta mil reais, entre EPI’s e equipamentos hospitalares, ou seja, ajudando a Prefeitura na proteção dos colaboradores e na condução do enfrentamento ao coronavírus”, disse Edvaldo Amaral, Gerente da JMC.

O Prefeito de Jacobina, Luciano da Locar, fez questão de agradecer e falar do salto na qualidade da saúde pública em Jacobina, mesmo em meio a um momento difícil.

“Fico extremamente grato a Deus, à Yamana e a esta cidade. A Deus, pelo cuidado que tem tido com a nossa população apesar de estarmos enfrentando uma pandemia, mas onde 97% dos casos são assintomáticos, e estamos orando e pedindo a Ele que nos oriente. À Yamana, pela sensibilidade e por acreditar nesta gestão, unindo-se a nós com a finalidade de cuidar da nossa gente. À população, pela compreensão, por entender que as decisões mudam dia após dia, mas ao olhar e ver que o Hospital Regional, em funcionamento após 7 anos fechado, é a casa que hoje salvará vidas não apenas de Jacobina, mas de toda a nossa região”, concluiu Luciano.

A Yamana Gold doou mil testes rápidos e em breve estará doando mil testes SWABS, possibilitando ao município ampliar a testagem e diminuir os impactos da pandemias.

Previous Next

Jacobinidade e Solidariedade: Projeto Social chega às Feiras Livres no interior do município

O trabalho da Prefeitura de Jacobina no combate à Covod-19 tem sido árduo e incessante, com equipes atuando todos os dias na sede e interior do município. Durante este domingo (24), equipes do Projeto Social Jacobinidade e Solidariedade estiveram atuando nas feiras livres dos distritos do Junco, Novo Paraíso, Lages do Batata e Caatinga do Moura, com o objetivo de levar informações e também intensificar a distribuição de máscaras nas principais regiões do município. As máscaras foram adquiridas em uma parceria entre a Prefeitura de Jacobina e a TEN - Torres Eólicas do Nordeste.

“Durante este domingo promovemos ações por meio do Jacobinidade e Solidariedade, um trabalho que tem sido contagiante tanto pelo servir, quanto pelos resultados satisfatórios. Ontem as equipes da saúde e assistência social estiveram no Tombador e hoje em todas as feiras livres. Não posso esquecer da grande importância dos CRAS e também dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em todas estas atividades, portanto fica aqui a minha gratidão a todos os que têm abdicado até mesmo do conforto do seu lar, para estarem dedicados às atividades, sempre tendo por objetivo maior o amor ao próximo neste que é o momento mais difícil de nossa história” falou a primeira dama e secretária da assistência social, Aline Pinheiro.

Previous Next

Jacobina: Equipe da Vigilância Sanitária intensifica fiscalização no comércio não essencial

A Prefeitura de Jacobina, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária intensificou na manhã desta segunda-feira (18), os serviços de fiscalização no comércio da cidade. Dentro da Pasta da Saúde, o setor busca fazer valer o Decreto Municipal n°178 publicado em 14 de maio de 2020, que dispõe sobre o fechamento dos estabelecimentos não essencial por oito dias, a partir do último sábado (16).

Previous Next

Saúde e Assistência Social: Prefeitura realiza ações no Povoado do Tombador

Por meio de ações do projeto Jacobinidade e Solidariedade e também, iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, o povoado do Tombador recebeu a visita das equipes de ambas as pastas, durante a manhã deste sábado (23), com a finalidade de promover uma ação na localidade.

“Gostaria de agradecer mais uma vez à Prefeitura de Jacobina por esta ajuda no nosso momento mais difícil. Quem chega aqui vê todas as casas fechadas, os moradores não saem mais na porta, cada um tem buscado tomar seus cuidados, temos certeza que esse pesadelo vai passar e voltaremos a sorrir outra vez” disse Amilton Silva, Presidente da Associação Comunitária do Tombador.

Na ocasião a população da comunidade recebeu material de limpeza e higienização, máscaras e orientações na luta contra a Covid-19. As máscaras foram adquiridas em uma parceria entre a Prefeitura de Jacobina e a TEN - Torres Eólicas do Nordeste.

O Tombador tem 12 pacientes com coronavírus e devem concluir sua quarentena até o dia 31 de maio, quando espera-se que todos estejam curados, já que apresentam aspecto assintomático.

Previous Next

Primeira-dama visita e faz entrega de donativos no Lar do Idoso

A primeira-dama e secretária municipal da assistência social, Aline Pinheiro, visitou nesta sexta-feira (15), o Lar do Idoso Cruzada do Bem, quando na ocasião levou donativos que fazem parte do Projeto Jacobinidade e Solidariedade.

“É sempre bom vir a este lugar. O Lar do Idoso, antigo e carinhosamente chamado por muitos de Abrigo dos Velhos, é um marco do nosso município, afinal aqui se traduz a vida de muitos daqueles que encontram aconchego durante a velhice, bem como pessoas como Marcos Pessoa, que hoje se dedica a esta causa, a exemplo do saudoso Seu Netinho, co-fundador do Lar, que deixou um legado de caridade e dedicação à causa social em Jacobina. Hoje aqui estamos trazendo materiais que fazem parte do Jacobinidade e Solidariedade, alimentos, material de limpeza, suplemento alimentar e vitamina C.” resumiu Aline.

Durante a visita, Pinheiro se fez acompanhada da secretária da saúde Adelzina Paiva, anunciando a chegada de uma fisioterapeuta, sendo esta mais uma contribuição do município para a entidade.
“É muito importante o trabalho de fisioterapia para a terceira idade, tanto acompanhando por meio de terapias e também aliando estas atividades a momentos de descontração com todos”, falou Adelzina.

Ascom/PMJ

 

Previous Next

Técnicas de enfermagem são convocadas para atuar em barreiras sanitárias de Jacobina

Na manhã dessa sexta-feira, 22, a Prefeitura de Jacobina, por meio de membros da Secretaria Municipal da Saúde se reuniu com técnicas de enfermagem no Centro Cultural Prof. Edmundo Isidoro dos Santos, as quais foram convocadas para atuarem nas barreiras sanitárias instaladas nas principais entradas da cidade. Atendendo demandas da população, mais uma barreira será instalada, dessa vez em frente ao Colégio Modelo.

O encontro teve por objetivo acolher as convocadas e treiná-las quanto a abordagem, identificação das sintomatologias da Covid-19 e as medidas a serem tomadas com aqueles que apresentarem os sintomas. Todos os membros receberam equipamento de EPIs e, para garantir a segurança também dos condutores que serão abordados, realizaram exames e testaram negativo para o coronavírus.

As profissionais da enfermagem chegaram para substituir os colaboradores ativos da prefeitura, onde se deu o envolvimento de membros de todas as secretarias que deram um aporte técnico de suma importância até o dia de hoje. Elas trabalharão em regime de escala, atuando de segunda a domingo das 7h30 às 19h. Presentes no encontro estavam a secretária municipal da Saúde, Adelzina Paiva, a diretora da Vigilância em Saúde Aline Cecília, a diretora da Atenção Básica Lígia Miranda e o coordenador das barreiras, Hugo Gomes.

Previous Next

Hospital Regional passa a funcionar como Centro de Referência para COVID-19 em Jacobina

A partir desta quinta-feira, 14 de maio de 2020, o maior hospital público do interior da Bahia atenderá a pacientes que apresentam sintomas gripais e respiratórios no município de Jacobina.

Com capacidade para atender a 110 pacientes inicialmente, e destes 10 em estado grave, o HRVG (Hospital Regional Vicentina Goulart) contará com uma equipe especializada de médicos, enfermeiros e técnicos que, diuturnamente, estarão prontos a atender à população.

“Deus em sua bondade faz com que esta casa, que passou quase 7 anos fechada, esteja hoje aberta e servindo à Jacobina no pior momento da história da humanidade. As obras físicas para implantação da UTI aja estão com 95% da sua fase de conclusão, além de implantarmos também o serviço de tomografia, ou seja, avanços significativos para os nossos munícipes. Enquanto isso estaremos funcionando com 10 respiradores e equipamentos necessários para o enfrentamento à COVID-19, mas, juntos vamos superar este momento, saindo vencedores desta guerra em prol da vida” relatou o prefeito Luciano da Locar.

Com o novo fluxograma (finalidade de cada uma das unidades de saúde), a UPA 24 horas passa a funcionar como Urgência e Emergência, o Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho continuará com cirurgias eletivas, partos e atendimentos ambulatoriais, além das 21 unidades básicas de saúde que estarão atendendo os serviços prioritários.

Segundo a secretária municipal da saúde, Adelzina Paiva, o município está estruturado e sem colocar em risco a continuidade de outros serviços essenciais.

“Toda a nossa rede está funcionando na sede e no interior. A cada dia redobramos a atenção no que diz respeito à pandemia. No Hospital Regional o prefeito Luciano envidou esforços para que possamos ter o nosso Centro de Referência e ter aqui implantados os leitos de UTI, onde desde o mês de março o município vem cumprindo todo o processo burocrático e hoje está apto para ter nossa Unidade de Terapia Intensiva”, expressou Adelzina.

Além dos investimentos já realizados na Unidade Hospitalar, a gestão municipal trabalha no intuito de, em breve, implantar o serviço de tomografia no Vicentina Goulart.

Ascom/PMJ

 

Previous Next

Jacobinidade e Solidariedade: Projeto Social desenvolverá atividades do Tombador

No próximo sábado (23), a Secretaria Municipal da Assistência Social , por meio da equipe do Projeto Jacobinidade e Solidariedade, estará desenvolvendo diversas atividades no povoado do Tombador.

Comunidade com maior número de pacientes com a COVID 19, a população carece neste momento de um cuidado todo especial por parte da Prefeitura de Jacobina. “ Foi muito gratificante a conversa hoje com a nossa primeira dama e secretária, Aline Pinheiro, e a secretária da saúde Adelzina, quando ficou definido que no próximo sábado teremos mais uma vez a presença das equipes em nosso povoado. O Tombador em peso tem uma gratidão enorme a essa gestão, uma equipe que acima de tudo é humilde e nos trata da melhor forma possível. Se as pedreiras hoje funcionam foi graças a Luciano; hoje temos uma praça, um serviço do CRAs, e tenho certeza que, pelo carinho que o prefeito demonstra com nosso povo, a simplicidade e atenção que sempre recebemos de Aline, juntos nós vamos superar este momento” comentou Amilton Nascimento, presidente da Associação de Moradores do Tombador.


A ação terá como prioridade atender às demandas propostas pela população do Tombador durante este momento de pandemia

Previous Next

Mais de 4 mil famílias já foram atendidas pelo projeto Jacobinidade e Solidariedade

A Prefeitura de Jacobina não tem medido esforços quando a pauta é, atenção às famílias em situação de vulnerabilidade social. Diariamente servidores públicos e voluntários, têm se juntado a este projeto idealizado pela primeira dama Aline Pinheiro.

Previous Next

Assistência Social: Prefeitura de Jacobina inicia atendimento psicológico para pacientes de COVID 19

Diante do quadro de pandemia que afeta diversos municípios da Bahia, mesmo antes de terem surgido os casos positivos para COVID 19 em Jacobina, a Secretaria Municipal da Assistência Social já desenvolvia diversas atividades que impactam positivamente, principalmente junto a famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesse momento, em mais uma iniciativa da primeira dama Aline Pinheiro, a pasta que está sob sua gestão estará junto a pacientes que testaram positivo para o coronavírus. “O serviço de psicologia da assistência social estará junto às pessoas que foram infectadas pelo vírus, por entendermos que precisamos tratar do corpo, mas também da mente, haja vista que a pessoa com COVID enfrenta a dúvida, o medo, as incertezas e também o preconceito. Pensando em fortalecê-los, propusemos este acompanhamento em parceria com a saúde” argumentou Aline.


Além de ter à disposição um profissional de psicologia, a secretaria da assistência social estará avaliando as condições das pessoas adoentadas e aquelas que estiverem dentro dos critérios de vulnerabilidade ou dificuldades, durante seu período de quarentena, receberão apoio em donativos por parte do município.


Até o momento Jacobina teve 27 casos positivos diagnosticados, dos quais 05 já estão curados e 22 encontram-se em quarentena.

Previous Next

Prefeitura de Jacobina realiza ações de combate à COVID-19 no Centro de Abastecimento

Por meio de uma ação conjunta entre as secretarias da saúde e assistência social, a Prefeitura de Jacobina mais uma vez, desenvolveu ações de conscientização e combate ao coronavírus na Feira Livre da nossa cidade.