Novos Membros do Comdema são escolhidos em eleição democrática

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2017, 18h49 | Última atualização em Quinta, 04 de Maio de 2017, 18h49 | Acessos: 544
Comdema tem novos conselheiros - Foto: Mário Luna

Aconteceu na noite desta quarta-feira (03), no Centro Cultural Edmundo Isidoro dos Santos, a eleição para a escolha dos novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Comdema). Foram escolhidos os quatro novos conselheiros que estarão representando a sociedade civil e poderes públicos e os participantes da comissão de acompanhamento ao empreendimento da Empresa Jacobina Mineração e Comércio (JMC), pertencente ao grupo da Yamana Gold.

O pleito ocorreu de forma tranquila e com uma participação bastante significativa, onde prevaleceu o consenso. Os novos conselheiros terão direito de participar da elaboração junto ao poder público, de atos legislativos e regulamentadores concernentes ao meio ambiente, visando à melhoria da qualidade ambiental do município, entre outras funções.

O secretário Municipal do Meio Ambiente (Semma), Daniel Moura, destaca a importância da participação da sociedade nas discussões sobre as questões da relação da população, da iniciativa privada do poder público com o meio ambiente. O chefe da pasta apresentou alguns projetos de educação ambiental como a revitalização do Parque Municipal da Macaqueira. "Serão os membros Comdema que irão julgar recursos de possíveis infrações ambientais em nosso município. Para uma participação efetiva dos nossos conselheiros, buscaremos fazer reuniões mensais e promover a discussão, estimular a apresentação de propostas e outras atividades em favor do município", disse.

Os novos conselheiros são: Daniel Moura Carvalho, presidente (Prefeitura Municipal de Jacobina - PMJ), Walter Gomes de Carvalho, vice-presidente (Universidade do Estado da Bahia - Uneb), Camila dos Santos Ribeiro, secretária (Secretaria da Educação - PMJ) e Maria Regina Rios Figueiredo, tesoureira (Ong Aspaff Chapada Norte). Já os escolhidos para a comissão de acompanhamento à mineradora JMC foram: Walter Gomes (Uneb) e como suplente George Alves Sales (Loja Maçônica Cruzada do Bem).

ASCOM/PMJ