Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação e Cultura > CMEI Adonel Moreira e o projeto “Pátria Cidadã: Retratos do Nosso Povo”
Início do conteúdo da página

CMEI Adonel Moreira e o projeto “Pátria Cidadã: Retratos do Nosso Povo”

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 12h57 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2017, 12h57 | Acessos: 531

Dentre as atividades desenvolvidas podemos destacar: rodas de conversas, registros escritos em um quadro comparativo de conhecimento prévio e assimilados posteriormente pelos alunos...

imagem sem descrição.

 

O Centro Municipal de Educação Infantil Adonel Moreira de Freitas, localizado no Bairro da Estação, realizou no período de 24/07/2017 à 28/07/2017 a primeira etapa do Projeto “Pátria Cidadã: Retratos do Nosso Povo” que tem como objetivo principal levar as crianças a familiarizar-se com os aspectos culturais, históricos, geográficos e sociais da cidade de Jacobina, bem como o civismo e a valorização da identidade nacional. Esse momento inicial do trabalho com os alunos foi dedicado à investigação, apreciação e valorização de aspectos relacionados à nossa cultura, tendo em vista as comemorações dos 137 anos de Jacobina enquanto cidade. O então projeto terá segmento contando com outras duas etapas: o folclore local (comemorado no mês de agosto), em que as atividades desenvolvidas serão voltadas para as manifestações culturais do povo da nossa terra. E a última etapa que culminará com as comemorações e o momento cívico do 7 de setembro.
Uma das maneiras mais significativas de favorecer o desenvolvimento das crianças consiste em oportunizá-las a participar de experiências e vivências práticas que os ponham em contato direto com diferentes situações que os levem a assimilar o que está sendo proposto. Dessa forma, durante a semana as professoras do educandário desenvolveram atividades junto com os alunos, visando especificamente apreciar os pontos turísticos da cidade de Jacobina; bem como valorizar manifestações culturais e artísticas e por fim conhecer através de imagens as belezas naturais local. Dentro desse contexto, foi possível favorecer o protagonismo das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio nas formas de expressão.
Nessa perspectiva, dentre as atividades desenvolvidas podemos destacar: rodas de conversas, registros escritos em um quadro comparativo de conhecimento prévio e assimilados posteriormente pelos alunos, leituras de diferentes gêneros textuais sobre a temática, contação de lendas, exibição de documentário, apreciação de obras de arte de artistas locais, releitura dessas obras de arte e sua exposição para a comunidade escolar. De acordo com RCNEI “[..] as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas de expressão e comunicação humana, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de modo geral, e na educação infantil, particularmente.” (BRASIL, 1998, v.3, p.85) Desse modo, apreende-se que os espaços de educação infantil deve se configurar enquanto lugar destinado à educação, visando as aprendizagens significativas, com trabalhos direcionados às especificidades e particularidades do público atendido, para tanto culminamos essa nossa primeira etapa do projeto com uma festa de aniversário em comemoração aos 137 anos de nossa cidade.
Equipe CMEI Adonel Moreira de Freitas
Fim do conteúdo da página