Página inicial > Educação e Cultura > Árvore da Vida é inaugurada na Praça da Matriz, em Jacobina

Árvore da Vida é inaugurada na Praça da Matriz, em Jacobina

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 10h19 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 13h19 | Acessos: 677

O presente projeto é baseado no conceito da Árvore da Vida - símbolo sagrado presente nas mais diversas culturas

Na noite dessa quarta-feira, 13, a Prefeitura de Jacobina em parceria com o Instituto Yamana Gold e o Teatro de Tábuas, inaugurou a Árvore da Vida na Praça da Matriz, em comemoração à chegada dos festejos natalinos. O monumento possui 6 metros de altura, produz diversas cores e chega para compor a ornamentação da cidade.

O evento, intermediado pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, traz ainda em sua programação a apresentação do espetáculo O Auto da Semeadura do Mundo, que será exibido nesta quinta pela Companhia Teatro de Tábuas, às 20h.

De acordo com a apresentação “o presente projeto é baseado no conceito da Árvore da Vida - símbolo sagrado presente nas mais diversas culturas, representando criação, fecundidade e imortalidade – a jornada do ser humano ao longo da vida e em direção ao céu. Seus elementos construtivos representam estas fases: nas raízes, o contexto social, oriundo da educação e das relações pessoais e familiares; no tronco e galhos, o esforço do trabalho e a postura honrada e verdadeira; nas folhas, a representação da frutificação, que em última instância cresce em direção ao céu - a imortalidade. Buscando um link com os espetáculos do teatro, incorporamos nas folhas a estética do cordel - expressão cultural genuinamente brasileira e popular, que remete a um humor despretensioso, à música popular e a uma linguagem visual que fala diretamente ao povo.

Para dar leveza e movimento ao conjunto, utilizamos molas metálicas, paralelas às barras, que ao mesmo tempo em que reforçam cada folha, dão movimento ao conjunto, fazendo com que as folhas respondam ao vento, se movimentando de forma controlada e reproduzindo a dança dos galhos presentes nas árvores da natureza. (...)Para dar vida e forma a tudo isso, criamos uma estrutura formada por tubos em aço carbono, que se inicia nas raízes em contato com o solo, e se juntam para formar um tronco maciço e soldado”.

Ascom Semec / PMJ com informações da Yamana Gold