Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Educação e Cultura > Projeto de Leitura é trabalhado na Escola Carlos Gomes
Início do conteúdo da página

Projeto de Leitura é trabalhado na Escola Carlos Gomes

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 10h32 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 13h34 | Acessos: 443

O Projeto de Leitura: Biblioteca Viva foi desenvolvido durante o ano letivo, apresentando resultados satisfatórios

imagem sem descrição.

 

Na tarde dessa sexta-feira, 1º, a Escola Municipal Professor Carlos Gomes da Silva, no Bairro da Bananeira, realizou a culminância do Projeto de Leitura "Biblioteca Viva" com a presença de alunos, profissionais em Educação, representante da Semec, do Banco Itaú e a comunidade. Ressaltamos que, nesse dia houve contação de história, apresentações das turmas com: leitura de textos, poemas, música e dança. Com entregas também de certificados e brindes (presentes) para os campeões de leitura.

A equipe escolar vê a leitura como uma atividade indispensável para aquisição de conhecimento em qualquer disciplina. Nada substitui a leitura, nem o equipamento mais sofisticado ocupa o lugar dela. Por esta razão é que nos propomos às trocas de práticas de leitura como parte essencial deste trabalho. Pautado na observação das habilidades da fala, das diversas linguagens da expressividade na atividade escrita, recorremos a este projeto como estímulo orientado através de dinâmicas de leitura com propósito educativo e de desenvolvimento sócio cultural.

O Projeto de Leitura: Biblioteca Viva foi desenvolvido durante o ano letivo, apresentando resultados satisfatórios, como o aumento de empréstimos e do acervo, além de maior frequência de usuários na biblioteca; como resultado dessa ação, estamos tendo como média mensal de leitura, por aluno, entre 8 (oito) a 10 (dez) livros e aceitação intensa também nas atividades desenvolvidas nos cantinhos de leitura.

E a programação seguirá também no chão da sala de aula com a leitura pelo professor, onde os discentes sentarão no tapete em frente ao Cantinho de Leitura que contém parte do acervo de livros infantis de gêneros variados para ouvir uma leitura feita pela professora. Depois cada aluno escolherá um livro para manusear e ler, convencionalmente ou não, dependendo do nível de leitura. No final da atividade cada aluno poderá levar o livro para casa para que possa fazer a leitura integral, sozinho ou com o auxílio da família.

Foi maravilhoso ver a participação dos pais, alunos, professores e direção que não esmeraram esforços durante todo o ano letivo, para que os objetivos fossem alcançados e também ver os alunos com mais interesse pela leitura. As atividades do projeto visam integrar e informar a sociedade em geral desse valor.

Informações da escola com imagens da Ascom Semec / PMJ

Fim do conteúdo da página