Página inicial > Meio Ambiente > Trabalhadores da extração de pedras discutem regularização da atividade com prefeito de Jacobina

Publicado: Terça, 18 de Abril de 2017, 22h49 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2017, 23h21 | Acessos: 889

O prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro e o secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura, estiveram reunidos no final da tarde desta segunda-feira (17), em seu gabinete, na Prefeitura Municipal, com representantes de cooperativas e associações de trabalhadores da extração de pedras da Serra do Tombador.

Reunião com representantes de cooperativas e associações de trabalhadores da extração de pedras da Serra do Tombador. - Foto: Mario Luna

Acompanhados do vereador Pedro Nascimento, os representantes dos trabalhadores solicitaram o apoio do prefeito no sentido de contribuir na regularização da atividade. Por não ter conseguido ainda cumprir as exigências de órgãos reguladores como o DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral) e do Ministério Público (MP), as entidades estão impedidas de extrair e transportar os materiais, o que tem prejudicado os moradores da comunidade que vive basicamente da renda gerada pela venda de paralelepípedos e de lajotas de arenito. “Muitos pais de família estão passando por sérias dificuldades. Estamos pedindo a ajuda do prefeito Luciano porque sabemos de sua sensibilidade e cuidado com as pessoas”, disse Amilton Silva de Jesus, presidente da Cooperativa de Extração de Pedras (Coopedra), durante conversa com o chefe do Executivo de Jacobina.
O prefeito Luciano Pinheiro colocou a Prefeitura à disposição dos trabalhadores, inclusive a disponibilidade de profissionais do município para apoiar na construção da documentação para a devida regularização. O prefeito prometeu acompanhar o problema de perto e o que competir ao município estará à disposição dos trabalhadores. “Colocaremos nossas equipes à disposição das entidades e dos trabalhadores. Conversaremos com os órgãos competentes e colocaremos à Secretaria Municipal do Meio Ambiente para acompanhar e dar apoio no que for preciso”, salientou o prefeito.

PMJ