Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Planejamento e Desenvolvimento Econômico > Poder Público e Yamana Gold tranquilizam população de Jacobina
Início do conteúdo da página

Poder Público e Yamana Gold tranquilizam população de Jacobina

Publicado: Terça, 29 de Janeiro de 2019, 14h36 | Última atualização em Terça, 29 de Janeiro de 2019, 14h36 | Acessos: 1146
imagem sem descrição.

 

Diante da tragédia ocorrida em Mariana (MG), no ano de 2015 e o fato recente da última sexta-feira, (25) na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, surgem comentários infundados que muitas vezes atemorizam a população.

Na tarde desta segunda-feira, (28), o Prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro esteve em reunião com o Gerente Geral da Yamana em Jacobina, Sandro Magalhães, o Presidente da Câmara de Vereadores Juliano Cruz, o Coordenador de Defesa Civil, Vinicius Marcelino, o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Moura, o Secretário do Planejamento e Administração, Ronildo Andrade e também o vereador Clodoaldo Dias.

Na ocasião, o gestor da mineração em Jacobina Sandro Magalhães falou a respeito da política de trabalho desenvolvida pela Yamana e as medidas tomadas para evitar que possa ocorrer um desastre em Jacobina.

“Quero primeiro informar que a nossa estrutura de Barragens obedece as legislações internacionais, sendo que a forma de armazenamento do rejeito tanto de Mariana quanto de Brumadinho é à montante, já o nosso na JMC é à jusante, ou seja,  o barramento não tem contato com o rejeito, além disso temos em nossa equipe o melhor gestor de barragens do Brasil que é o senhor Rafael Jabor, que inclusive já está em Brumadinho ajudando, no sentido de verificar o que ocasionou a tragédia, além disso o Ministério Público tem acompanhado todo nosso trabalho preventivo” relatou Magalhães.

O Prefeito Luciano se mostrou tranquilo com relação à realidade de Jacobina. “Primeiramente quero agradecer ao Dr. Pablo Almeida, um homem que tem buscado ajudar Jacobina por meio do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público em nossa cidade e que tem direcionado os trabalhos preventivos da mina em Jacobina” disse o Prefeito.

Luciano ainda complementou sua fala dizendo que já visitou as instalações da mineração. “Eu particularmente já tive oportunidade de conhecer a Barragem da Yamana que hoje opera com apenas 25% da sua capacidade, o que nos tranquiliza no sentido de que não corremos riscos, além disso, a Yamana está investindo cerca de 1,5 milhão em sirenes de alerta para evacuação de áreas, e quero também afirmar que  já nos próximos dias a Prefeitura, além de representantes de entidades, associações e imprensa estaremos mais uma vez visitando a empresa para comprovar o grande trabalho que tem sido desenvolvido e também os investimentos que tem sido feito para prevenção” falou Luciano.

O Trabalho de Fiscalização de Barragens é um serviço feito por meio de comissões e equipes da Agência Nacional Mineral, Inema e Ministério Público.

Fim do conteúdo da página