Página inicial > Últimas Notícias > Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias realizam Seminário
Últimas notícias

Nesta sexta-feira, 10, foi realizado no auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda – COMUJA

• Publicado: Domingo, 19 de Março de 2017, 14h14
  • Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 13h22
Prefeito e secretários presente no evento - Foto Mario Luna

Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias realizam Seminário em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Jacobina.

Nesta sexta-feira, 10, foi relizado no auditório do Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda – COMUJA, o I Seminário de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias. Na ocasião estiveram presentes 300 agentes das duas categorias, representantes dos municípios de Ourolândia, Miguel Calmon e Várzea Nova.

O evento foi dividido em dois momentos: acolhimento e formação da mesa, quando na oportunidade se fez presente o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro, a Secretária da Saúde de Jacobina Mariana Valois, o presidente do Sindicato dos ACS e ACE, João Rubens, a palestrante Ilda Santos, da cidade de Maracanaú, estado do Ceará.

O presidente da categoria e agente comunitário de saúde João Rubens enalteceu a presença do prefeito à ocasião e a parceria com a Prefeitura e Secretaria da Saúde para a realização do seminário. “A prefeitura na pessoa do prefeito Luciano Pinheiro, não mediu esforços em apoiar a realização deste evento, a Secretaria da Saúde nas pessoas de Raphaela Rodrigues e a secretária Mariana, e agradecer a Ilda nossa colega cearense que veio compartilhar de sua experiência sendo agente comunitária de saúde desde o ano de 1991. Resumo este dia em uma palavra, gratidão, gratidão a todos os presentes e aqueles que colaboraram para a realização deste momento” ressaltou Rubens.

Já a secretária da Saúde Mariana Valois, destacou a importância dos agentes no processo da Atenção Básica. “Sou funcionária de carreira da prefeitura de Jacobina e me sinto orgulhosa em estar com vocês que são meus colegas de trabalho. A figura do agente de saúde e do agente de endemias tem sido primordial na saúde preventiva e no combate às enfermidades, tanto que, Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado e secretários municipais sabem que é imprescindível o trabalho dos agentes. É momento de celebrar as vitórias alcançadas e trabalharmos juntos para novas conquistas” frisou Valois.

Quando no momento da sua fala o prefeito Luciano fez questão de agradecer aos agentes comunitários de saúde e aos agentes comunitários de endemias pelo trabalho desempenhado na sede e no interior do município de Jacobina. “O Agente Comunitário de Saúde e o Agente Comunitário Endemias são sem dúvida, dos servidores públicos, aqueles que são os mais íntimos da população de Jacobina, pois conhecem as casas, conhecem cada uma das pessoas da comunidade em que eles desenvolvem o seu papel. O agente faz parte do dia a dia das pessoas, visitando as mais de 20 mil casas na sede e mais de 20 mil casas no interior do município, indo a cada canto de nosso município atender as pessoas, trabalhando debaixo de sol e chuva e desempenhando seu ofício com carinho pelas pessoas, cada um de vocês têm um significado importantíssimo na vida do povo jacobinense” destacou Luciano.

ASCOM/PMJ
Texto: Clayton Luz