Notícias

Ações de combate ao COVID-19

Equipe da Saúde realiza 50 testes de coronavírus em funcionários da APAE

A Prefeitura de Jacobina por meio da Secretaria Municipal da Saúde realizou nos dias 29 e 30 de julho, 50 testes rápidos para Covid-19 em colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). A ação gera segurança para os alunos da associação que estão constantemente em contato com a equipe da associação.

Nas redes sociais, a presidente da APAE, Maria Domingas dos Santos Costa, divulgou uma Nota de Agradecimento à equipe da Secretaria atendimento. “A APAE de Jacobina vem a público expressar sua gratidão à Prefeitura de Jacobina, em especial à secretária de Saúde Adelzina Paiva e à coordenadora de Vigilância Epidemiológica Aline Cecília Oliveira, pela realização de testes rápidos para detecção de Covid-19 em 50 colaboradores da instituição. Essa ação permitirá que a APAE continue a prestar seus serviços de forma segura e contínua, às pessoas com deficiência de nosso município”.

A APAE completará no dia 10 de agosto, 32 anos de serviços prestados à Jacobina e região. Fundada em 1988, por um grupo de pais de pessoas com deficiência e representantes da sociedade civil. Sempre atuou no atendimento e na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias. Quando nenhum serviço era oferecido na região para pessoas com deficiência. São três décadas cumprindo seu papel de educar, cuidar e tirar da invisibilidade a questão das deficiências.

Ascom PMJ / Secretaria Municipal da Saúde

Imagem: Emerson Rocha

Previous Next

Jacobinidade e Solidariedade atende aos artistas cadastrados no Censo Cultural

A Prefeitura de Jacobina por meio da Diretoria de Cultura tem buscado atender aos artistas jacobinenses durante este período de pandemia. Através do ícone Arte Solidária, o projeto Jacobinidade e Solidariedade, de iniciativa da Secretaria Municipal da Assistência Social chega à sua terceira fase de auxílio à a classe artística. Buscando total transparência músicos, escritores, poetas, pintores, todos os trabalhadores envolvidos na arte e cultura precisam estar inscritos no Censo Cultural.

JMC doa mais equipamentos de UTI para o Hospital Regional de Jacobina

Ciente do seu papel social e com um olhar sensível para as dificuldades enfrentadas pela pandemia, a Jacobina Mineração e Comércio, realizou hoje a entrega de mais equipamentos para a UTI que será implantada no Hospital Regional de Jacobina (centro de referência no munícipio para tratamento de pessoas infectadas pelo covid-19).

Em junho a empresa doou poltronas removíveis com revestimento impermeável para paciente, reanimadores com reservatório de oxigênio, conjuntos para macronebulização com máscara, aspirador cirúrgico, um cardioversor com desfibrilador e máscaras para uso dos profissionais que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus.

Para Edvaldo, Gerente Geral da JMC, “Para a Yamana é sempre motivo de satisfação poder contribuir com nossa cidade, neste momento difícil de enfrentamento à pandemia podemos apoiar o município com iniciativas voltadas à saúde pública, então hoje aqui entregamos 10 camas hospitalares, 01 desfibrilador e 01 hemogasômetro, aparelhos que chegam para somar à estrutura que está sendo montada no Hospital Regional. Juntos podemos combater o COVID-19, cada um tem que fazer a sua parte nesse processo”, ressalta.

De acordo o prefeito Luciano Pinheiro, as parcerias são sempre importantes, em se tratando de investimentos na estruturação de saúde para a nossa cidade. “Quero agradecer imensamente a Yamana Gold, que tem sido uma parceira importante, hoje estamos estruturados concluindo a montagem de 10 leitos na semi UTI e 10 leitos na UTI, e em breves dias com a conclusão da obra da rede de oxigênio estaremos em pleno funcionamento, ou seja, devidamente preparados para atendermos na média e alta complexidade, possibilitando ao povo da nossa terra mais qualidade no atendimento à saúde” concluiu Luciano.

A entrega oficial contou com a presença de autoridades municipais e os representantes da JMC Edvaldo Amaral, Gerente-Geral, Leila Praxedes, Gerente de RH, Comunicação e Comunidades e Isadora Cerqueira, Supervisora de Comunidades e Comunicação.

 

Hospital Regional tem seus quase 90 funcionários testados negativo para Covid-19

Hoje chegamos para dar destaque ao que é bom, dar notoriedade a mais notícias boas. O Hospital Regional Vicentina Goulart - atualmente servindo à população como Centro de Referência para Covid-19, realizou a testagem rápida de toda sua equipe, cerca de 90 colaboradores, entre serviços gerais, equipe médica, de enfermagem e administrativo.

Foram quase oito dias para concluir o processo, devido a escala de plantões e, ao final foi constatado que 100% da equipe havia testado negativo para o novo coronavírus. "Isso mostra que todos estão devidamente paramentados e tomando todas as precauções necessárias para evitar o contágio. Os profissionais estão diariamente em contato com pessoas que testaram positivo para a covid-19, mas como podemos ver, se cuidando" contou a enfermeira e secretária da Saúde, Adelzina Paiva.

Já o Dr. Leandro Oliveira destacou que "essa testagem geral demonstra a preocupação que a gestão do hospital tem com a saúde do funcionário. Todos se submeteram ao exame de IGG e IGM, o que mostrou resultado negativo para o coronavírus" contou o médico, acrescentando ainda que todos os técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam naquela unidade trabalham exclusivamente para o HRVG.

O prefeito de Jacobina, Luciano da Locar anunciou para próximos dias a inauguração de 10 leitos de UTI e 10 leitos de suporte ventilatório, os quais já estão em fase de conclusão das instalações. "Além dessa grande conquista para Jacobina, que são os leitos de UTI do Hospital Regional, nós fizemos a aquisição de um tomógrafo e, em um futuro muito próximo, um Laboratório de Hemodinâmica" disse. O Hospital Regional hoje conta com 50 leitos para atendimento de pacientes com coronavírus de Jacobina e cidades vizinhas.

Ascom PMJ / Secretaria Municipal da Saúde

Previous Next

Parceria entre Prefeitura e Yamana gera 2,2 milhões em EPI’s e Equipamentos para a saúde

Na manhã desta terça-feira (26), representantes da Jacobina Mineração e Comércio, empresa do grupo Yamana Gold no Brasil, estiveram na Prefeitura de Jacobina reafirmando mais uma vez a parceria entre as partes, com a finalidade de envidar investimentos no combate à COVID 19.

“Recentemente em entrevista ao Jornal Correio da Bahia fiz questão de falar da importância da parceria com o poder público, e aqui em Jacobina podemos contar com a seriedade do Prefeito Luciano, com sua boa vontade em querer ver o bem da comunidade e daqueles que empreendem no município”, ressaltou Sandro Magalhães, vice-presidente da Yamana no Brasil.

Durante o encontro, a mineradora anunciou ainda que estará doando 04 ventiladores respiratórios para o município, o que representa um investimento de cerca de 560 mil reais.

“Ao todo estaremos investindo dois milhões duzentos e cinquenta mil reais, entre EPI’s e equipamentos hospitalares, ou seja, ajudando a Prefeitura na proteção dos colaboradores e na condução do enfrentamento ao coronavírus”, disse Edvaldo Amaral, Gerente da JMC.

O Prefeito de Jacobina, Luciano da Locar, fez questão de agradecer e falar do salto na qualidade da saúde pública em Jacobina, mesmo em meio a um momento difícil.

“Fico extremamente grato a Deus, à Yamana e a esta cidade. A Deus, pelo cuidado que tem tido com a nossa população apesar de estarmos enfrentando uma pandemia, mas onde 97% dos casos são assintomáticos, e estamos orando e pedindo a Ele que nos oriente. À Yamana, pela sensibilidade e por acreditar nesta gestão, unindo-se a nós com a finalidade de cuidar da nossa gente. À população, pela compreensão, por entender que as decisões mudam dia após dia, mas ao olhar e ver que o Hospital Regional, em funcionamento após 7 anos fechado, é a casa que hoje salvará vidas não apenas de Jacobina, mas de toda a nossa região”, concluiu Luciano.

A Yamana Gold doou mil testes rápidos e em breve estará doando mil testes SWABS, possibilitando ao município ampliar a testagem e diminuir os impactos da pandemias.

Prefeitura de Jacobina realiza desinfecção do Condomínio Vivendas da Lagoa

A Secretaria Municipal da Saúde tem desenvolvido diversas frentes de trabalho no combate à Covid-19, o novo coronavírus em Jacobina. Barreiras Sanitárias com orientações e aferições de temperatura de condutores que adentram na cidade, fiscalização no comércio local, para fazer cumprir as medidas de prevenção, criação de Centros de Referência para a Covid-19, leitos de UTI, entre outras atividades que auxiliam na prevenção do avanço do vírus.

E uma dessas ações preventivas é a desinfecção das ruas e praças da cidade. O prefeito de Jacobina, Luciano da Locar, sensível às solicitações feitas pela secretária da Saúde Adelzina Paiva, entre diversas aquisições de equipamentos, comprou para o município dois carros-pipa para serem usados na higienização das vias, utilizando hipoclorito de sódio para a desinfecção dos locais com grande circulação.

E assim aconteceu, na tarde deste sábado, 17 de julho, quando profissionais da limpeza, equipados com roupas adequadas para esse tipo de serviço, fizeram a desinfecção das áreas de circulação do Condomínio Vivendas da Lagoa, na região do bairro da Catuaba. Todos os blocos e estacionamentos foram lavados com hipoclorito. Essa medida de prevenção nasceu na China e atualmente é adotada por todos os países, pois ela ajuda a exterminar o vírus da Covid-19 nessas áreas.

Ainda nesta ação do Vivendas da Lagoa, os moradores puderam contar também com a presença de bombeiros civis, os quais realizaram aferições de temperatura, distribuição de máscaras e orientaram a todos quanto aos cuidados que devem ser tomados na prevenção ao coronavírus. “Isso é muito importante, o que a prefeitura está fazendo em nosso bairro, pois, além de higienizar os blocos, ainda acende um alerta na comunidade, para que os moradores continuem se cuidando” contou uma residente.

Diversos outros bairros também passaram por essa desinfecção, além da Praça 2 de Julho, Praça da Missão, Calçadão, Calçadinho, Mini Shopping RCM, próximo as agências bancárias, hospitais, UPA, Prefeitura de Jacobina, Secretaria da Saúde e Complexo Policial, entre outros. Mais regiões da cidade ainda passarão por essa ação. Vale destacar que fazem parte dessa atividade as secretarias da Saúde e de Transporte, SMTT, Guarda Municipal e Bombeiro Civil.

Ascom PMJ / Secretaria Municipal da Saúde

 

Previous Next

Jacobinidade e Solidariedade: Projeto Social chega às Feiras Livres no interior do município

O trabalho da Prefeitura de Jacobina no combate à Covod-19 tem sido árduo e incessante, com equipes atuando todos os dias na sede e interior do município. Durante este domingo (24), equipes do Projeto Social Jacobinidade e Solidariedade estiveram atuando nas feiras livres dos distritos do Junco, Novo Paraíso, Lages do Batata e Caatinga do Moura, com o objetivo de levar informações e também intensificar a distribuição de máscaras nas principais regiões do município. As máscaras foram adquiridas em uma parceria entre a Prefeitura de Jacobina e a TEN - Torres Eólicas do Nordeste.

“Durante este domingo promovemos ações por meio do Jacobinidade e Solidariedade, um trabalho que tem sido contagiante tanto pelo servir, quanto pelos resultados satisfatórios. Ontem as equipes da saúde e assistência social estiveram no Tombador e hoje em todas as feiras livres. Não posso esquecer da grande importância dos CRAS e também dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em todas estas atividades, portanto fica aqui a minha gratidão a todos os que têm abdicado até mesmo do conforto do seu lar, para estarem dedicados às atividades, sempre tendo por objetivo maior o amor ao próximo neste que é o momento mais difícil de nossa história” falou a primeira dama e secretária da assistência social, Aline Pinheiro.

Em entrevista à Rádio Jaraguar, secretária da Saúde conclama à população para juntos vencermos o coronavírus

A Rádio Jaraguar FM recebeu, na manhã desta sexta-feira, 17, membros da Secretaria Municipal da Saúde, para falar sobre as ações desenvolvidas no combate à Covid-19. Estiveram presentes a secretária da Saúde Adelzina Paiva, a diretora da Vigilância Epidemiológica Aline Cecília, a diretora da Atenção Básica Lígia Miranda e a enfermeira Alinne Santana.

 

Em sua fala, a enfermeira Adelzina Paiva destacou importância de a população continuar se cuidando. "A nossa equipe tem trabalhado intensamente no combate à Covid-19, buscando estrutura física, contratando profissionais, disponibilizando duas centrais de referência, higienizando as ruas, realizando aferições de temperatura, porém é preciso haver, por parte da população o cuidado redobrado. Tivemos um acréscimo nos casos após os festejos de São João, o que mostra que reuniões em famílias foram promovidas, então precisamos que essa luta seja de todos nós".

Previous Next

Saúde e Assistência Social: Prefeitura realiza ações no Povoado do Tombador

Por meio de ações do projeto Jacobinidade e Solidariedade e também, iniciativa da Secretaria Municipal da Saúde, o povoado do Tombador recebeu a visita das equipes de ambas as pastas, durante a manhã deste sábado (23), com a finalidade de promover uma ação na localidade.

“Gostaria de agradecer mais uma vez à Prefeitura de Jacobina por esta ajuda no nosso momento mais difícil. Quem chega aqui vê todas as casas fechadas, os moradores não saem mais na porta, cada um tem buscado tomar seus cuidados, temos certeza que esse pesadelo vai passar e voltaremos a sorrir outra vez” disse Amilton Silva, Presidente da Associação Comunitária do Tombador.

Na ocasião a população da comunidade recebeu material de limpeza e higienização, máscaras e orientações na luta contra a Covid-19. As máscaras foram adquiridas em uma parceria entre a Prefeitura de Jacobina e a TEN - Torres Eólicas do Nordeste.

O Tombador tem 12 pacientes com coronavírus e devem concluir sua quarentena até o dia 31 de maio, quando espera-se que todos estejam curados, já que apresentam aspecto assintomático.

Prefeitura de Jacobina segue investindo em equipamento de Saúde para o combate ao Coronavírus

A Secretaria Municipal da Saúde, dando continuidade à reestruturação das suas unidades de saúde, fez a aquisição de mais aparelhos digitais de oximetria e termômetros infravermelhos, primordiais no enfrentamento da Covid-19 em Jacobina. Ambos têm a vantagem de não serem invasivos, dando ao paciente a segurança de não ter contato algum com o profissional.

Para a secretária da Saúde Adelzina Paiva, investir em equipamento que traga celeridade aos processos é importante, ainda mais quando ele traz, também, segurança aos pacientes. “Um dos principais sintomas causados pela Covid-19 é a falta de ar, proveniente da baixa oxigenação no sangue. O oxímetro dá ao profissional da saúde esse resultado (saturação/medição) na hora da triagem, identificando se o sintoma reclamado pelo atendido é sugestivo ao coronavírus ou se é causado por outro problema de saúde, dando indicadores para tomar decisões mais assertivas” contou a enfermeira.

Para o prefeito de Jacobina, Luciano da Locar, Jacobina tem cumprido seu papel, no que se refere a seguir as medidas orientadas pela Organização Mundial da Saúde. “A gente entende que este é um momento delicado, onde toda a população está apreensiva com um vírus ainda desconhecido, então temos que investir em equipamentos que tragam diagnósticos mais precisos e com celeridade. O Hospital Regional Vicentina Goulart está em fase de conclusão dos leitos de UTI, estamos adquirindo um tomógrafo, vamos inaugurar mais um Centro de Referência para Covid-19 e equipando as Unidades Básicas de Saúde, para deixar o jacobinense cada vez melhor assistido pelo Município, durante a pandemia e depois dela” pontuou Luciano da Locar.

O equipamento adquirido será utilizado nas Unidades Básicas de Saúde, laboratórios, Caps, hospitais, Cerest, Centro de Diagnóstico, Prefeitura de Jacobina e Secretaria da Saúde. A secretária da Saúde informou, ainda, que diversos outros equipamentos estão sendo comprados para continuar equipando as unidades da cidade.

 

Previous Next

Técnicas de enfermagem são convocadas para atuar em barreiras sanitárias de Jacobina

Na manhã dessa sexta-feira, 22, a Prefeitura de Jacobina, por meio de membros da Secretaria Municipal da Saúde se reuniu com técnicas de enfermagem no Centro Cultural Prof. Edmundo Isidoro dos Santos, as quais foram convocadas para atuarem nas barreiras sanitárias instaladas nas principais entradas da cidade. Atendendo demandas da população, mais uma barreira será instalada, dessa vez em frente ao Colégio Modelo.

O encontro teve por objetivo acolher as convocadas e treiná-las quanto a abordagem, identificação das sintomatologias da Covid-19 e as medidas a serem tomadas com aqueles que apresentarem os sintomas. Todos os membros receberam equipamento de EPIs e, para garantir a segurança também dos condutores que serão abordados, realizaram exames e testaram negativo para o coronavírus.

As profissionais da enfermagem chegaram para substituir os colaboradores ativos da prefeitura, onde se deu o envolvimento de membros de todas as secretarias que deram um aporte técnico de suma importância até o dia de hoje. Elas trabalharão em regime de escala, atuando de segunda a domingo das 7h30 às 19h. Presentes no encontro estavam a secretária municipal da Saúde, Adelzina Paiva, a diretora da Vigilância em Saúde Aline Cecília, a diretora da Atenção Básica Lígia Miranda e o coordenador das barreiras, Hugo Gomes.